sábado, 12 de setembro de 2009

Trilogia From Brazil - Parte III: Vanguart

Um dia, há não sei quanto tempo, passou na televisão o Som Brasil Raul Seixas. Aí, tudo bem, eu fui assistir, toda feliz. Algumas das músicas foram tocadas por uma banda chamada Vanguart, e eu guardei esse nome na cabeça pra procurar depois, porque tinha gostado do jeito como eles cantaram. [o inacreditável de tudo isso é que, mesmo com minha memória problemática eu realmente consegui me lembrar do nome da banda depois e realmente procurei por ela ._.]

Quando falei de Moptop, eu disse o seguinte: “Eu defendo que cantor brasileiro tem que cantar em português. Que a Mallu Magalhães deve esquecer um pouco a estátua do Bob Dylan e os óculos esquisitos e aproveitar a voz em músicas em português, investir num som mais brasileiro.

Pois é, eu continuo acreditando nisso, mas fui irremediavelmente conquistada por Vanguart, que tem vááárias músicas em inglês. Mas acho que tenho bons motivos pra isso:

O cenário rock/folk/indie de Mato Grosso tem aumentado consideravelmente nos últimos tempos. E foi de lá, mais especificamente da capital Cuiabá, que veio Vanguart, a banda de folk rock que estou ouvindo neste exato momento.

Influenciados por Bob Dylan, Beatles, Neil Young, Velvet Underground, Nick Drake, entre outros, V
anguart faz um som muito aconchegante e te lembra logo os anos sessenta. A voz arrastada de Hélio Flanders, as melodias em geral tranqüilas e as letras ótimas fazem da banda mais uma referência de qualidade no indie brasileiro atual.

Mesmo cantando em inglês, português ou espanhol, nada se perde. Muito pelo contrário, eles se saem bem em tudo. Vanguart e Mombojó foram as melhores descobertas nacionais que fiz nos últimos meses.

Músicas que eu indico pra você conhecer: Cachaça, Hey Yo Silver e Miss Universe
Onde achar os álbuns completos: aqui
Músicas tocadas no Som Brasil Raul Seixas: Medo da Chuva, Cowboy Fora da Lei, Mosca na Sopa/Rock das Aranhas

1 comentários:

Emy disse...

Conheci Vanguart no mesmo som brasil e me apaixonei eles são muito bons tiram de letras o fato de cantarem em outras linguas, minhas ideias sobre a banda combinam muito com as tuas adorei ter escrito sobre eles...
bjbjbj

 

Blog Template by YummyLolly.com